Astrologia
Textos
O ingresso do Sol em Áries e o que isso representa para cada signo
Em 20/03/2023, às 18h24 (hora do Brasil), o Sol ingressa em Áries marcando o início da primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul) que não só de forma objetiva, mas subjetiva e simbolicamente, relaciona-se ao despertar da vida e ao seu desenvolvimento após os difíceis meses de recolhimento compulsório no inverno.
Um novo ciclo solar (com duração de 1 ano - período em que o Sol percorre todos os signos a partir de Áries até Peixes) começa agora. É o início Ano Novo Astrológico.
Para o coletivo isso simboliza a renovação da energia criativa e novas possibilidades de expressão da vontade solar. Ou seja, tudo e todos que se encontram no globo terrestre são estimulados ao desenvolvimento de novas atitudes e atividades e/ou de seguirem com o que já está em andamento, só que de novas e mais eficientes formas. Então, assim como no Ano Novo convencional, mas com embasamento astrológico, para os nativos de todos os signos é hora de seguir a vida com novas deliberações e propostas.
Daí acontece que, independente dos horários dos nascimentos, a presença do Sol em Áries simboliza para cada um dos 12 signos uma percepção diferenciada. Ou seja: enquanto o Sol estiver em Áries, cada pessoa, de acordo com seu signo solar, terá o foco de interesse e ação voltados para um setor específico e, esse setor, vitalizado e com seus assuntos beneficiados por receberem a energia solar.
Para cada signo e de forma mais superficial e genérica (para saber como isso se processa individualmente é preciso do mapa natal) ficam aqui as dicas para melhor direcionamento das iniciativas:
Áries - O foco é direcionado para o próprio eu com sua imagem e com suas possibilidades. O Eu se acende e tem uma percepção mais otimista de si, inevitavelmente tornando-se, ele próprio, a referência para tudo e para todos. Com a individualidade fortalecida suas vontades, necessidades e desejos são priorizados. As iniciativas são mais otimistas e corajosas contendo, inclusive, algumas pitadas de heroísmo. É um bom momento para trabalhar a autoimagem e as atitudes independentes, tomar iniciativas, fazer algo novo.
Touro - O foco é direcionado o insondável e para a totalidade. A luz interior acende e as coisas sutis e ocultas parecem querer comunicar algo. O Eu é estimulado a recolher-se e a ter maior percepção do quanto as energias sutis movem sua vida. É um bom momento para orar, meditar e exercitar a entrega, mas também para descanar e reabastecer-se e para usar a intuição e entrar em contato consigo mesmo.
Gêmeos - O foco é direcionado para o futuro e para as visões do futuro sejam elas práticas ou utópicas. A luz acesa torna os amigos e alguns grupos de interesse mais atraentes e portadores de oportunidade para a viabilização de planos e projetos. Há um impulso natural para fazer parte de algo além de si mesmo. É um bom momento para socializar, encontrar um grupo afim ou para obter algum tipo de colaboração.
Câncer - O foco é direcionado para o poder. A luz clareia a visão do Eu quanto ao seu lugar na hierarquia social/material e serve de estímulo às suas ambições. É um bom momento para criar e/ou atrair melhores e mais promissoras condições para alcançar o que deseja. Também é um bom momento para rever ou estabelecer metas e objetivos e desenvolver-se profissionalmente.
Leão - O foco é direcionado para a busca da verdade e para grandes espaços a percorrer; uma coisa leva à outra, inclusive. A luz acesa mostra a esse Eu que nada é suficientemente grande ou distante que não possa ser alcançado e, de acordo com suas crenças, leis e regras são criadas e aplicadas. É um bom momento para envolver-se com a espiritualidade e de aventurar-se seja através de viagens físicas ou embaladas por filosofias ou novos conhecimentos.
Virgem - O foco é direcionado para o campo denso e obscuro onde se encontram valores e poderes que estão além do próprio Eu. Mas como ocorre com a criança no quarto escuro, que ao ter a luz acesa vê seus medos dissipados e sente-se imune aos pesadelos ao retomar o sono, ocorre assim com o Eu. Com a luz acesa é possível identificar e consequentemente evitar e resolver problemas e superar dificuldades. É um bom momento para encontrar soluções que antes pareciam impossíveis e para obter pequenos benefícios dos outros ou para os outros.
Libra - O foco é direcionado para a vida e para as relações que ela proporciona. O Eu tem reforçada a imagem do Outro e é impelido a buscar, nesse outro, o apoio ou motivação para suas ações. Com a luz acesa é possível 'ver' o outro e isso fala muito sobre reciprocidade. Essa iluminação também torna as parcerias mais atraentes e os relacionamentos acontecem de forma mais natural. Bom momento para sair da toca, lidar com as pessoas, iniciar relacionamentos de qualquer tipo, fazer acordos e resolver as diferenças.
Escorpião - O foco é direcionado para o trabalho e produtividade e para as coisas que ameaçam a saúde. O Eu vive um momento em que o importante é mostrar funcionalidade e excelência na produção, controle e manutenção; seu lado 'eu sou útil' se destaca. A luz acesa nesse setor mostra em detalhes o que funciona e o que não funciona, tornando mais fácil obter bons resultados da execução de qualquer tarefa, inclusive a tarefa de cuidar do corpo e suas necessidades. É um bom momento para produzir, organizar, arrumar, colocar em ordem as coisas de trabalho. Também é bom para iniciar um tratamento de saúde, mudança de hábito ou uma terapia.
Sagitário - O foco é direcionado para a autoexpressão e, com isso, para tudo aquilo que possa favorecer e destacar suas habilidades e expressão pessoal. O Eu se sente bem visto e afortunado e é atraído para tudo o que é divertido, alegre, descontraído e descomprometido. Desprende-se mais, arrisca mais e aposta mais (na vida e no jogo). A luz que ilumina um mundo de prazeres e de contatinhos também ilumina seu lado competitivo. É um bom momento para ir à festas ou fazer festas, para mostrar o que sabe fazer, para iniciar um romance sem muito compromisso, para soltar a criança interior e para lidar/brincar com crianças de verdade.
Capricórnio - O foco é direcionado para o mundo interno e para os assuntos domésticos e familiares. É um momento em que o Eu se sente mais otimista pode criar melhores condições para sua casa e família. A luz acesa revela o que há de interessante na vida familiar e na intimidade e as experiências e assuntos do passado podem ser melhor compreendidos e servir de base para mudanças. É um bom momento para olhar para si mesmo e suas necessidades afetivas, para tornar o lar mais confortável, para resolver assuntos familiares e pendências imobiliárias.
Aquário - O foco é direcionado para o cotidiano, com suas coisas simples e corriqueiras e para os assuntos da comunicação e da inteligência. A luz se acende estimulando a curiosidade e a vontade de aprender coisas variadas e aplicáveis no dia-a-dia; nada muito complexo, mas totalmente funcional. O Eu sente maior liberdade na comunicação e nos movimentos e o ir e vir ganha uma dinâmica mais ágil. É um bom momento para aprender e ensinar o que sabe, iniciar cursos, para lidar com papelada, para aprender a dirigir, fazer pequenas viagens e deslocamentos.
Peixes - O foco é direcionado para as questões materiais e valores pessoais. O Eu tem desperta a vontade de possuir coisas e de conservar o que já possui e a luz acesa mostra dons e talentos que podem ser utilizados criativamente para isso. É um bom momento para colocar esses dons e recursos pessoais em ação e produzir bem-estar, conforto, segurança e estabilidade materiais. Também é bom momento para organizar as finanças e fazer escolhas baseadas no que é mais agradável e prazeroso.
Josana Camilo