top of page

Horóscopo


'Horóscopo' e 'mapa astrológico' são a mesma coisa. Antigamente todo mapa era chamado de horóscopo (que vem do grego 'horoskopos'; horo=hora e skopos=ver, observar; portanto 'ver a hora' ou 'o que é visto em determinada hora')

Foi apenas com o passar do tempo que o termo passou a ser associado às previsões diárias para os nascidos com o Sol em cada um dos 12 signos.


Então... quando você ouve (ou lê) um astrólogo falando em levantar um horóscopo já pode saber que ele se refere a fazer o cálculo (na raça - o que não é mais comum atualmente - ou por meio de um software ou aplicativo apropriado) para obter o gráfico de um mapa astrológico.

Alás, para quem não sabe: horóscopo, mapa astral, mapa natal (natal=nascimento; nascimento de qualquer coisa), mapa radical (ou radix, que significa 'raiz' em latim; portanto mapa raiz ou radical), carta natal, carta astral... são formas diferentes de falar sobre a mesma coisa.


Outra coisa que muitos não sabem é que o 'signo' que possuem por ter nascido em determinado período do ano é definido pela passagem do Sol pelo dito signo. Ou seja: se você é o signo de Áries é porque você nasceu no período em que o Sol se encontrava no signo de Áries; se é do signo de Touro é porque o Sol se encontrava no signo de Touro quando nasceu... e assim por diante.


Nos textos que comecei a escrever recentemente tenho colocado sempre o 'muitos não sabem' (e continuarei colocando) porque, apesar da astrologia vir conquistando um espaço cada vez maior e as pessoas terem mais acesso ao assunto, a grande maioria ainda nem imagina a complexidade da Astrologia, que não se resume (nem no sonho mais alucinado) na resposta dada à tão comum perguntinha 'Qual é o seu signo?"..



650 visualizações0 comentário
bottom of page