top of page

Afinal, o que é Horóscopo?


Muitos nem imaginam, mas 'Horóscopo' e 'mapa astrológico' (mapa astral) são a mesma coisa. O comum, ao ouvir falar em horóscopo, é pensar imediatamente nas previsões diárias, semanais, mensais ou para um período de tempo específico encontradas, abundantemente, em revistas, jornais e internet.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente (bem antigamente) todo mapa era chamado, corriqueiramente, de horóscopo (que vem do grego 'horoskopos'; horo=hora e skopos=ver, observar; portanto 'ver a hora' ou 'o que é visto em determinada hora' ). Inclusive, também o Ascendente era chamado de Horóscopo. Foi apenas com o passar do tempo que o termo passou a ser associado às previsões diárias para os 12 signos do zodíaco. [É bom saber que essa denominação é utilizada até hoje pelos astrólogos, principalmente pelos que seguem a linha tradicional.] Então... quando você ouve (ou lê) um astrólogo falando em levantar um horóscopo já pode saber que ele se refere a fazer o cálculo (na raça - o que não é mais comum atualmente - ou por meio de um software ou aplicativo apropriado) para obter o gráfico de um mapa astrológico que indicará - conforme data, horário e localização geográfica - o que um evento ‘nascido’ naquele exato momento significa dadas as posições de astros, signos e estrelas.

Como observação final: horóscopo, mapa astral, mapa natal (natal=nascimento; nascimento de qualquer coisa), mapa radical (ou radix, que significa 'raiz' em latim; portanto mapa raiz ou radical), carta natal, carta astral... são os muito e diferentes nomes diferentes da mesma coisa.

Josana Camilo

4 visualizações0 comentário
bottom of page